Elenco original: Joseph Fiennes, Alfred Molina, Jonathan Firth, Claire Cox, Peter Ustinov e +
Lançamento: 2003
Duração: 124 min. min
Gênero: Drama, religião Conteúdo a ser relacionado: Reforma e Contra Reforma Religiosa
Luther é um filme alemão (diálogos em inglês e latim) de 2003 dirigido por Eric Till. No papel principal, Joseph Fiennes. O filme cobre a vida do reformador alemão Martinho Lutero (1483–1546), desde que ele tornou-se um monge (1505) até a Confissão de Augsburgo (1530). Foram feitos filmes semelhantes em 1928, 1964, 1965 e 1973.
Imprecisões históricas
No filme, Lutero refere-se a passagens da Bíblia pelo livro, capítulo e versículo. No entanto, a Bíblia não era dividida em versículos até 1546 (Pode-se presumir que isto foi feito tendo em vista que os telespectadores possam facilmente localizar o texto a que se refere Lutero.)
Albert de Mainz, é descrito como sendo arcebispo de dois territórios alemães antes de se tornar arcebispo de Mainz. Na vida real, ele era apenas arcebispo de Mainz, embora ele tenha sido bispo de outro território alemão, enquanto arcebispo de Mainz.
No filme Lutero diz que o V Concílio de Latrão contrariaria o IV Concílio de Latrão, pois um teria definido que fora da Igreja Católica não há salvação, mas outro admitiu que poderia haver salvação fora da Igreja, embora não fora de Cristo. Na vida real, estes concílios jamais se contradisseram e ambos afirmaram que "fora da Igreja Católica não há salvação", como pode ser observado no cânon 1 do IV de Latrão e na Sessão 11 do V de Latrão.
Durante a cena da Confissão de Augsburgo, todos os nobres, incluindo os príncipes eleitores levantam-se contra Carlos V, na vida real, a maioria dos príncipes ainda eram católicos. Apenas dois dos sete eleitores deveriam ter protestado, o margrave de Brandeburgo e o duque de Saxónia.
No filme, Frederico da Saxônia recebe a Rosa de Ouro como um suborno para entregar Lutero a Roma. Na vida real, ele foi premiado com o rosa antes de conhecer Lutero.
No filme Lutero defende que os suicidas sejam enterrados em cemitérios, tendo ele próprio escavado a cova de uma criança suicida. Na vida real tal fato nunca ocorreu e Lutero contrariamente ao que relatou o filme, defendia que os suicidas não tivessem o direito ao enterro.
O Papa Alexandre VI é dito ter tido cinco filhos. Na vida real, ele tinha mais do que isso (pelo menos dez).
Lançamento: 1997 Duração: 2h 34min Dirigido por Steven Spielberg Elenco: Anthony Hopkins, Nigel Hawthorne, Morgan Freeman e mais Gênero: Drama, Histórico Nacionalidade: EUA Conteúdo a ser relacionado: Trafico Negreiro e Escravidão Sinopse:
Costa de Cuba, 1839. Dezenas de escravos negros se libertam das correntes e assumem o comando do navio negreiro La Amistad. Eles sonham retornar para a África, mas desconhecem navegação e se vêem obrigados a confiar em dois tripulantes sobreviventes, que os enganam e fazem com que, após dois meses, sejam capturados por um navio americano, quando desordenadamente navegaram até a costa de Connecticut. Os africanos são inicialmente julgados pelo assassinato da tripulação, mas o caso toma vulto e o presidente americano Martin Van Buren (Nigel Hawthorn), que sonha ser reeleito, tenta a condenação dos escravos, pois agradaria aos estados do sul e também fortaleceria os laços com a Espanha, pois a jovem Rainha Isabella II (Anna Paquin) alega que tanto os escravos quanto o navio são seus e devem ser devolvidos. Mas os abolicionistas vencem, e no entanto o governo apela e a causa chega a Suprema Corte Americana. Este quadro faz o ex-presidente John Quincy Adams (Anthony Hopkins), um abolicionista não-assumido, sair da sua aposentadoria voluntária, para defender os africanos.
Estou postando o livro para download, pois recebi um pedido do mesmo em um comentário, só peço desculpas pela demora em postar, pois eu não tinha visto os comentários e fiquei muito contente com os mesmos.
Para fazer o download, é necessário somente criar um conta simples no site e poderá realizar diversos downloads, entre eles músicas, sendo deste site que baixo minhas músicas, sem a utilização de nenhum programa como emule, limewire e outros...
Olá blogueiros e fã do blog História em Destaque - TP, estou voltando as postagens, acabei de excluir minha conta no facebook (caso alguém também queira fazer o mesmo aqui esta link), vou ter mais tempo de publicar novos posts.
Sou professor de História (formado) e também dou aulas de Geografia em duas escolas municipais aqui de minha cidade, TP (Três Passos). Sempre que descobrir algo interessante sobre aulas e outros assuntos, estarei postando, sempre que o oficio de professor permitir, é claro. Esqueci de mencionar que dou aulas gratuitas de violão em uma das escolas que leciono, Wally Elisa Hartmann, num projeto criado por mim juntamente com a direção da escola, Projeto música na escola.
Como estou voltando aos poucos ao blog, vou reutilizar algumas imagens que já fizeram parte do layout do mesmo, até porque ainda não reinstalei o photoshop no pc (pois o mesmo foi formatado a alguns meses).
Fiquei muito contente com o numero de visitas que o blog vem recebendo mesmo depois de tanto tempo sem novos posts. Muito obrigado a todos e vamos a novos posts!
Atenciosamente Charles Moisés Müller, Três Passos - RS, 11/09/2012.