quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Filme: Lamarca - O Capitão da Guerrilha (Download)

Gênero: Drama Político
Diretor: Sérgio Rezende
Duração: 131 minutos
Ano de Lançamento: 1994
País de Origem: Brasil
Idioma do Áudio: Português-BR
Formato: Dois disponíveis=> RMVB - 421 MB aqui
AVI - 700 MB aqui


RMVB, o que é isso? aqui

Sinopse: A história real de um capitão que, durante o período da ditadura militar no Brasil, desertou do exército brasileiro e se engajou em grupos de guerrilha contra o regime militar, tornando-se um de seus líderes mais proeminentes.

Elenco: Paulo Betti, José de Abreu, Carla Camuratti, Nelson Xavier, Carlos Zara, Selton Mello, Ernani Moraes, Enrique Díaz, Marcelo Escorel, Deborah Evelyn, Roberto Bomtempo.

Premiações: Troféu APCA 1995 (Associação Paulista de Críticos de Arte, Brasil)- Venceu na categoria de Melhor Ator (Paulo Betti). Margarida de Prata 1994 (Brasil) - O filme recebeu Menção Honrosa.

Curiosidades: => Este filme conta a trajetória do capitão do exército Carlos Lamarca de 1969 a 1971, ano de sua morte. Ele foi um soldado que optou pela revolução armada no auge da ditadura militar, tornando-se um guerrilheiro clandestino e desligando-se para tanto de sua mulher e de seus dois filhos. Vivendo dois anos na clandestinidade, Lamarca (aqui interpretado por Paulo Betti) desenvolveu fortes convicções políticas e sofreu uma perseguição sem trégua de alguns setores do exército, que o classificaram como traidor da pátria. Em seu encalço, um delegado e um major fizeram de tudo para que o guerrilheiro fosse morto. Mais tarde, ele virou uma espécie de símbolo da luta pelo fim da ditadura e pela implantação de ideais revolucionários na sociedade brasileira.
=> Sem citar os nomes verdadeiros, o roteiro alude a personalidades da época da repressão militar pela sonoridade dos nomes; assim, o delegado Sérgio Paranhos Fleury se transformou em "Flores", e Iara Iavelberg, em "Clara".
=> O roteiro, co-escrito pelo diretor Sérgio Rezende, partiu de uma Livre adaptação do livro Lamarca, O Capitão da Guerrilha de Emiliano José e Oldack Miranda.
=> Sérgio Rezende já era um dos diretores mais reconhecidos do Brasil quando fez exame para Lamarca. A história controversa de um ativista socialista/comunista com conexões fortes a Cuba de Castro.
=> Depois de Lamarca, Sérgio Rezende continuou trabalhando em temas e em personalidades históricos numa escala maior. Porém, cujo retrospecto, sem dúvidas, são seus primeiros filmes épicos históricos brasileiros: Lamarca (mesmo sendo uma história consideravelmente recente) e O Homem da Capa Preta.
=> O livro escrito em 1980 já está na 16ª edição revista e ampliada. Editado pela Global Editora (SP), o livro conta a história do capitão do Exército Brasileiro que optou pela luta armada contra a ditadura militar iniciada com o golpe militar de 1964. Os autores traçam o perfil de Carlos Lamarca, seus amores, idéias, ações de combate, as circunstâncias das mortes da guerrilheira Iara Iavelberg, em Salvador, e de Lamarca e seus companheiros no sertão da Bahia, em 1971.

Crítica: Considerado a melhor estréia nacional de 1994, o filme de Sergio Rezende acompanha os dois últimos anos da vida do Capitão Carlos Lamarca (Paulo Betti), desde o momento em que, casado com Marina (Deborah Evelin), decide fazer uma opção radical pela revolução enviando a mulher e os dois filhos para Cuba e desertando do Exército em janeiro de 1969, até sua morte em 1971. Na clandestinidade, ligado a Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), Lamarca comanda assaltos e seqüestros, apaixona-se por Clara (Carla Camurati) e amadurece em suas convicções políticas. Começa a sofrer, também, a perseguição sem trégua do delegado Flores (Ernani Moraes), e depois do Exército, sob o comando de um Major (José de Abreu) determinado a derrotar a qualquer preço "o traidor da bandeira". (Emiliano José).

by Charles

Nenhum comentário:

Postar um comentário