sexta-feira, 6 de agosto de 2010

65 anos das bombas atômicas de Hiroshima e Nagazaki!


     Há 65 anos, entre os dias 6 e 9 de agosto de 1945, duas bombas atômicas devastaram as cidades japonesas de Hiroshima e Nagazaki, pondo fim à Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e dando início à era nuclear. Foi a primeira e única vez na história em que esse tipo de bomba foi usado em uma guerra. 

     Eram 8h15 da manhã do dia 6 de agosto de 1945 quando os habitantes da cidade japonesa de Hiroshima viram um enorme clarão seguido de um colossal estrondo. Pela primeira vez, uma bomba de fissão nuclear era usada numa guerra contra uma população civil. Isso aconteceria somente mais uma vez na história: três dias depois, em Nagazaki, atingida por outro artefato desenvolvido pelos norte-americanos.

      Estima-se que 140 mil pessoas tenham morrido em Hiroshima e outras 70 mil em Nagazaki, sem contar os que morreram nas décadas seguintes em decorrência de contaminação radioativa.

      As bombas foram desenvolvidas pelo Projeto Manhattan, criado em 1942 nos Estados Unidos pelos maiores cientistas da época. Foram construídos três artefatos. O primeiro deles foi testado em 16 de julho de 1945 no deserto de Alamogordo, próximo à base de Los Alamos, no Estado do Novo México.

      Menos de um mês depois, o presidente Harry Truman (1945 a 1953) autorizou o uso das outras duas bombas contra os japoneses. Na ocasião, os alemães já haviam se rendido aos soviéticos, mas o Império do Japão ainda resistia no Pacífico.

      As cidades foram escolhidas principalmente por terem sido pouco afetadas pelos ataques dos Aliados, o que permitiria testar seus efeitos destrutivos. Após os ataques, o Imperador Hiroíto aceitou a rendição do Japão, pondo fim à guerra. 

     Passados 65 anos das explosões em Hiroshima e Nagazaki, a comunidade internacional tenta impedir o armamento de países como Irã e Coreia do Norte. O perigo, hoje, é que a bomba possa ser usada por extremistas religiosos ou terroristas.

 Fonte: http://educacao.uol.com.br/atualidades/65-anos-bomba-atomica.jhtm


 A nuvem de cogumelo sobre Hiroshima após a queda da Little Boy
 
A nuvem de cogumelo resultante da explosão nuclear da Fat Man sobre Nagasaki, 18 km acima do solo, a partir do hipocentro.


 Uma cópia exata da bomba Little Boy, no pós-guerra.

Modelo pós-guerra da bomba Fat Man.

O Enola Gay e a sua tripulação, que lançou a bomba atômica "Little Boy" sobre Hiroshima.





Impacto Bomba Atômica em Hiroshima



6 de agosto de 1945 (Hiroshima e Nagasaki)





Postado por Charles...

2 comentários:

  1. puxa...adorei o blog,me ajudou bastante,adoro a segunda guerra,kk pelo menos o assunto neh,me esclareceu mts coisas...vlw aos criadores

    ResponderExcluir
  2. Fico muito contente que tenhas gostado e tenhas lhe ajudado, estou trabalhando para trazer mais informações sobre esse assunto entre outros! Muito obrigado! ATT Charles M. Müller

    ResponderExcluir