terça-feira, 5 de outubro de 2010

2549 anos da queda da Babilônia



    Por meio do profeta Isaías, que viveu no oitavo século AEC, Jeová predisse que a cidade de Babilônia seria destruída. (Isaias13:19;14:12, 23 )[1] Foram fornecidos detalhes para mostrar exatamente como isso aconteceria. Exércitos invasores secariam as águas do rio de Babilônia e entraria na cidade sem luta. Isso não é tudo. A profecia de Isaias até mesmo revelou o nome do rei que conquistaria Babilônia: Ciro. – Isaias 44:27 45:2. [2]

    Uns 200 anos mais tarde – na noite de 5/6 de outubro de 539 AEC – um exercito acampou perto de Babilônia. Quem era seu comandante? Um rei chamado Ciro. Estava formado o cenário para o cumprimento duma espantosa profecia. Mas será que o exercito de Ciro invadiria Babilônia sem luta, conforme predito?

    Naquela noite, os babilônicos estavam realizando uma grande festa e sentiam-se seguros atrás das maciças muralhas da cidade. Enquanto isso, Ciro engenhosamente desviava as águas do rio que cortava a cidade. As águas logo baixaram o suficiente para que seus homens cruzassem o rio e se aproximassem das muralhas da cidade. Mas como o exercito de Ciro passaria pelas muralhas da cidade? Por alguma razão, naquela noite, por descuido, os portões da cidade foram deixados abertos!

    Foi predito a respeito da Babilônia: “Nunca mais será habitada nem residirá ele por geração após geração. E o árabe não armara ali a sua tenda e os pastores não deixarão seus rebanhos deitar-se ali” (Isaias 13:20) [1] Essa profecia predisse mais do que apenas a queda de uma cidade. Ela mostrou que a Babilônia ficaria desabitada para sempre.

    Pode-se ver hoje a evidencia do cumprimento desses palavras. O local desabitado onde ficava a antiga Babilônia – uns 80 quilômetrosao sul de Bagdá, Iraque – prova que as seguintes palavras, que Jeová falou por meio de Isaias, se cumpriram: “vou varrê-la com a vassoura do aniquilamento.” – Isaias 14:22, 23. [2]

Fonte: O Que a Biblia Realmente Ensina? Associação Torre de Vigia de Biblias e Tratados. Cesário Lange-SP, 2009.


 
Sítio arqueológico da cidade histórica da Babilônia.


[1] Isaias 13: 19 E babilônia, o ornamento dos reinos, a glória e a soberba dos caldeus, será como Sodoma e Gomorra, quando Deus as transtornou.
20 Nunca mais será habitada, nem nela morará alguém de geração em geração; nem o árabe armará ali a sua tenda, nem tampouco os pastores ali farão deitar os seus rebanhos.
21 Mas as feras do deserto repousarão ali, e as suas casas se encherão de horríveis animais; e ali habitarão os avestruzes, e ossátiros pularão ali.
22 E os animais selvagens das ilhas uivarão em suas casas vazias, como também os chacais nos seus palácios de prazer; pois bem perto já vem chegando o seu tempo, e os seus dias não se prolongarão.

Isaias 14: 12 Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!

22 Porque me levantarei contra eles, diz o SENHOR dos Exércitos, e extirparei de babilônia o nome, e os sobreviventes, o filho e o neto, diz o SENHOR.

23 E farei dela uma possessão de ouriços e a lagoas de águas; e varrê-la-ei com vassoura de perdição, diz o SENHOR dos Exércitos.


[2] Isaias 44: 27 Que digo à profundeza: Seca-te, e eu secarei os teus rios.

Isaias 45: 2 Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro.



+sobre a Babilônia...

posted by Charles...


Nenhum comentário:

Postar um comentário