sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Rápida análise sobre o 20/9

     por Charles Moisés Müller
     A grande maioria dos gaúchos reverencia esta data com amor e devoção, pois foi em 20 de setembro de 1835 que a província de São Pedro do Rio Grande do Sul deu os primeiros passos para libertar-se do governo imperial brasileiro, feito este que não durou muito, mas plantou um sementinha que ainda hoje gera frutos nos corações de muitos gaúchos de um dia ainda seremos independentes do Brasil.
     Então, vamos a uma breve conjuntura da época do início da revolta farroupilha. Naquele período, o Rio Grande do Sul recebia poucos investimentos do governo imperial, tanto em relação a infra estrutura como educacional e econômicos, falta de valorização da região que tanto lutou para proteger a fronteira, usando recursos financeiros e humanos próprios. Também a não valorização dos soldados gaúchos. Mas um dos principais causadores da revolta foi em relação aos impostos, pois o governo imperial aumentou muitos os mesmos sobre produtos riograndenses, como charque, erva-mate, couros, sebo, graxa, etc., além do imposto sobre o sal, que encarecia ainda mais o preço do charque, por exemplo.
      Esta farra dos impostos altos, fez com que o preço de de nossos muitos produtos aumentassem, assim outras províncias brasileiras deixaram de comprar os produtos riograndenses, principalmente o charque (usado como alimento para os escravos) para comprar da região do Prata (Argentina), mais barato. Isso tudo causou muito alvoroço por parte dos ricos estancieiros e dos produtores de charque, pois o Rio Grande do Sul, diferente das outras províncias do Brasil, dependia muito do mercado interno. Se as demais províncias brasileiras não comprassem nossos produtos, não tínhamos para quem vender, e o pior é que o governo super taxou nossos produtos, e vão e compram dos vizinhos...
     Com nossa economia sendo enfraquecida pelo governo, além da falta de investimentos do Império em nossa província, os ricos produtores de charque e estancieiros reúnem-se e resolvem levantar-se contra o Império exigindo diminuição dos impostos e melhorias na província.
     Sempre afirmo, a Revolta dos Farrapos, não foi um movimento que iniciou com interesses do povo para o povo, mas dos ricos para os ricos. Em seu principio, nada visavam em separa-se do Império, muito menos por fim a escravidão, isso foi uma semente que foi criando raízes e frutos no desenrolar da guerra.
  Mas lutamos bravamente por nossos interesses, diferente do Brasil que atingiu sua independência devido a um ato de bira do mimado príncipe que governava no lugar de Dom João VI, nos lutamos pela independência, o que nos torna diferentes em relação ao resto do Brasil. Muitos gaúchos se consideram muito mais gaúchos que brasileiros, assim como eu. 
    No movimento gaúcho, são muito enaltecidos os Heróis, esquecendo muitas vezes dos outros construtores da História, como os camponeses, que deixaram suas famílias e terras para lutar na revolução, muitos sem ter conhecimentos de combate, os negros que lutaram pela liberdade da Província do Rio Grande do sul e por sua própria. Estes também deveriam ser lembrados como “heróis”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário