quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Enxurrada em Três Passos

por Charles Moisés Müller
26 de novembro de 2009

Ontem dia 25 de novembro de 2009, a cidade de Três Passos passou por algo que nunca se imaginou em nossa região. Com uma chuva que no dia de ontem passou de 120 mm, áreas da cidade foram alagadas, famílias ficaram desabrigas, pontes no interior foram arrancadas, animais foram levados e mortos pela fúria das águas.

O município esta desolado, mais de 60 pessoas desabrigadas, prejuízos na cidade e no meio rural. Só nesse mês de novembro, as chuvas já passaram de 500 mm aqui no município. Algo do tipo nunca se viu aqui. Ao vermos enchentes na televisão, pensávamos que isso nunca se abateria sobre nós, mas não foi o que vimos ontem.

Aqui em casa mesmo, nos fundos do terreno, passa um pequeno córrego, que a primeira vista sempre foi inofensivo, ontem expressava sua fúria e voracidade. O nível d’água teve um aumento tão grande, que a mesma passou o leito do rio e veio subindo até chegar ao porão de minha casa, e lá atingir cerca 30cm. O corregozinho possui uma margem alta, e uma distancia de no mínimo uns 20m até minha casa, mas isso não impediu que tudo ficasse alagado. A cena não foi diferente ao longo do córrego que virou um forte rio, casas mais a baixo ficaram alagadas, trazendo prejuízos aos moradores.

Foto tirada por mim dos fundos de minha casa. A direita pode-se ver a casinha do cachorro, o qual tive que salvar, pois estava prestes a se afogar.

Foto tirada por mim, também dos fundos, mas mais ao lado. Daqui podemos ver o alagamento atingindo o vizinho. Nessa parte mais a frente o corregozinho já passa por tubos de concreto.

A chuva foi mais forte que o normal, pode ser um dos vários sinais que o mundo esta tendo de que o Planeta já agüenta mais tanta falta de caso com o mesmo. Reflexos de um mundo novo, que se não haver mudanças drásticas em nosso estilo de viver, a tendência é só de piorar. Para se ter idéia, a chuva veio com tanta força, que estamos sem água aqui no município, e sem prazo determinado para o abastecimento voltar ao normal. Escolas também suspenderam as aulas por essa semana.

Mas algo que muito contribui para tal fato da enchente nesse ponto e em alguns outros pontos da cidade, é o grande acumulo de sujeira, e muita dessa sujeira não é só terra, folhas e etc., mas como também lixo doméstico, como litros pet, sacos plásticos e outros. Junte tudo isso, temos as tubulações, “bocas de lobo” e bueiros entupidos, impossibilitando a vazão da água.

O que falta ainda ao povo é um pouco de consciência, que não se deve jogar lixo nos lugares indevidos, o município tem a coleta seletiva, que passa semanalmente, e para outros tipos de entulhos é só contatar a prefeitura ou serviços terceirizados.

Espero que a população aprenda um pouco com o desastre que ocorreu na última quarta-feira, e tome consciência, e pare de jogar lixo no meio ambiente, pois tudo o que jogamos e fizemos a ele, uma dia, mais cedo ou mais tarde, volta pra nós!

Para ajudar ao povo tomar um pouco mais de juízo, eu sugeriria a prefeitura falar com os lideres de bairro, e passar a mensagem para eles, e depois, a mesma mensagem ser repassada nas próximas reuniões que acontecem a cada dois meses nos bairros. As reuniões são de saúde, mas nada melhor que usar esse momento de falar algo tão importante. E torcer para que na próxima, pois não pensemos que essa foi a última vez que a chuva veio tão forte, estejamos livres do acumulo de lixo e sujeira, o que fará com que diminua e muito o risco de enchente. Para isso tem que ser feito uma cooperação, prefeitura e população, os moradores não jogando lixo, e a prefeitura mantendo sempre as aberturas e as saídas das tubulações, bueiros e etc. sempre limpas, com manutenção periódicas.

Veja os vídeos no meu canal do YouTube:
http://www.youtube.com/user/charlesmuller7

Mais algumas fotos:







Nenhum comentário:

Postar um comentário