sábado, 14 de novembro de 2009

'Homenzinho do semáforo' e 'hot dog socialista' são herança do tempo do muro

Figura de sinal de pedestres da Alemanha Oriental usa chapéu.
Sanduíche impede a queda indesejada do ketchup.

A Alemanha Oriental não existe mais, mas pelo menos uma de suas criações conseguiu sobreviver contando com ampla simpatia da população e, mais do que isso, logrou se espalhar pelo "território capitalista" ocidental. Trata-se do "Ampelmännchen" ou "homenzinho do semáforo", como é conhecida a figura adotada pelo governo socialista nos sinais para pedestres.

A presença do homenzinho de chapéu nas ruas da Alemanha esteve ameaçada após a queda do Muro de Berlim, já que o governo queria padronizar a sinalização de acordo com os semáforos que havia do lado ocidental, similares aos do Brasil. Mas, graças à oposição popular, o personagem foi salvo e continua piscando em muitas esquinas da cidade até hoje, quando o país celebra os 20 anos da queda do muro (assista no vídeo)

O 'homenzinho do semáforo', que esteve ameaçado de ser substituído pela figura de linhas retas tradicional na maioria dos sinais.


Outro ícone do estilo de vida alemão oriental que ainda pode ser encontrado pelas ruas de Berlim é a 'Ketwurst' (união das palavras ketchup com salsicha em alemão), um tipo de cachorro quente desenvolvido nos anos 1970 por funcionários do regime encarregados de racionalizar os serviços gastronômicos do Estado.

Trata-se de uma salsicha que é mergulhada em ketchup e depois enfiada num pão que, em vez de ser cortado na lateral, é apenas perfurado com uma ponta de metal. Desta forma, além do preparo rápido, a ketwurst tem a vantagem de não respingar molho em quem a consome. Atualmente, a variante "socialista" do hot dog é encontrada em um ou outro quiosque da cidade.


A 'ketwurst', que não deixa cair ketchup em quem a consome.

Fonte: http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1371686-17398,00-HOMENZINHO+DO+SEMAFORO+E+HOT+DOG+SOCIALISTA+SAO+HERANCA+DO+TEMPO+DO+MURO.html

by Charles...

Nenhum comentário:

Postar um comentário