quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Análise do Filme Lutero


Por: Claudia Zelini Diello
Martin Lutero desejava se tornar padre, desde sua infância, em 1507 chegou a Enfurt, na Alemanha para trabalhar como professor de Teologia na Universidade de Wittemberg, fundada pelo Príncipe Frederico III. Em sua primeira missa, Lutero já apresentava visível desequilíbrio emocional, provenientes de duvidas referentes sobre a postura “capitalista” da Igreja Católica, Lutero acreditava na existência de um caminho "gratuito" ao amor de Cristo e da salvação.

Lutero não conseguia compreender alguns dogmas da Igreja para com seus súditos, como a "oferta" de indulgências aos fiéis, em torça da salvação de suas almas do purgatório, Lutero fora para Roma conhecer de perto o centro do Catolicismo. Martin Lutero voltou de Roma, logo depois de presenciar o "comércio de indulgências" oferecido pela Igreja Católica, aos fiéis decepciona
do com a postura da Igreja, Lutero sentia-se atormentado pelo Diabo, e, em várias oportunidades acreditava que poderia conversar com este.

Lutero refletiu muito quando voltara de Roma, onde pode visualizar com seus próprios olhos cenas polêmicas referentes às atuações dos "representantes de Deus", este identificou, por exemplo, a existência de prostíbulos "específicos" para monges, centenas de pessoas entregando o pouco que possuíam para seu sustento em nome da "salvação" pregada pelos lideres católicos.

Os inquisidores chegando a Wittenberg, para trazer aos fiéis uma "esperança divina", visto que o julgamento de Deus estaria próximo estes traziam
o discurso aos fiéis da região com direito a imagens do purgatório para que os "verdadeiros tementes a Deus" pudessem conhecer o seu poder, recomendando assim, a compra da "passagem" ou livramento do purgatório.

Alguns moradores da região "adquiriram" seu livramento após serem convencidos pela Igreja. Essas pessoas se encontraram com Lutero, que por sua vez, se mostrava contra as indulgências, mencionando que tudo não passava de papéis com dizeres de meros homens.

Martin Lutero alegava ainda, que somente o amor de Cristo era capaz de providenciar paz de espírito, o alcance deste amor era oferecido por meio da Bíblia, gratuitamente. A Igreja Católica centralizava seu poder sobre os fieis privando-os de possuírem um exemplar da bíblia, sob alegação que jamais poderiam entendê-la, devido a sua complexidade. Diziam ainda que
o papel de ensinar as orientações de Deus era uma responsabilidade exclusiva da Igreja

Logo após a conclusão das 95 teses, Lutero pregou-as na porta da Cat
edral de Wittemberg. Fiéis da região passaram a ler o que havia nos papéis. Em seguida, os escritos foram publicados em grande escala, atingindo assim, um maior número de pessoas, inclusive o Papa obteve acesso essas teses estavam compostas por certos conceitos
Teses aceitáveis ao Catolicismo

Teses demagógicas
Teses que supõem o conceito luterano de justificação
Teses que procuram reconhecer o magistério do Papa

Teses que denotam termos sarcásticos

Assim que a Igreja tomara conhecimento dos pensamentos de Lutero com respeito às "verdades" do catolicismo, o Papa Leão X designou um de seus cardeais para conversar pessoalmente sobre o assunto. Lutero respeitou tal solicitação e conversou com um representante oficial do Papado. Nesta ocasião, muitos achavam que Martin revogaria suas afirmações em respeito à Santa Igreja. Alguns de seus companheiros mais achegados o aconselharam a não desafiar Leão X, com receio à ser condenado como um herege frente a "Santa Igreja". O próprio Cardeal jamais esperava ouvir a reafirmação de Lutero sobre tudo o que já havia escutado por meio de outras pessoas e, sobretudo, pro meio de suas teses. A partir deste momento, Lutero deixou de ser considerado católico, definitivamente.

Martin Lutero não ficou livre do julgamento pela elaboração das 95 teses. Leão X queria um "julgamento" em Roma. O Príncipe Frederico não concordou com as intenções da Igreja e conseguiu um acordo com seu sucessor, Carlos V para que este ocorresse em Wittemberg. O Imperador disse ainda seria montado um esquema de segurança para Lutero, com intuito de acompanhá-lo até os limites da região. Esta segunda parte do acordo não foi realizada por Carlos V. Foi neste momento que Frederico demonstrou seu verdadeiro apreço por Lutero, providenciando alguns de seus homens para o "capturarem" antes da Igreja. Lutero ficou escondido em nos arredores da Universidade, foi também neste momento que Lutero tomou a decisão de traduzir a Bíblia para a língua alemã.

Enquanto estava escondido, Lutero ganhou tempo para traduzir a Palavra de Deus para língua alemã. Desta forma, ele esperava poder oferecer o acesso da bíblia a muitas outras pessoas, o primeiro exemplar foi dedicado ao Príncipe Frederico.

Matin Lutero provocou a reforma religiosa, muitos acompanharam suas idéias e deixaram para trás as doutrinas "sugeridas" pela Igreja Católica. Houve grandes confrontos entre protestantes e católicos, inúmeras pessoas morreram. A Catedral de Wittemberg não escapou da devassa dos revoltosos. Lutero pôde presenciar os estragos após a "guerra santa" em Wittemberg desencadeada e liderada por seu amigo professor da Universidade. Martin jamais admitira que o ocorrido fora em conseqüência do que ele pregava. Pois suas ideologias estavam, segundo ele, embasadas no verdadeiro amor de Cristo não em desrespeito, violência e revolta.

Logo após o conflito, algumas Freiras fugiram duma cidade distante com destino a Enfurt. Uma delas era Katharine Von Bora, uma freira que havia lido todo material de Lutero e queria muito o conhecer pessoalmente. Katharine foi além, casou-se com Martin e teve filhos. Tal fato, desafiando mais uma vez os líderes católicos. A "cúpula" que compunha o reinado de Carlos V deu total apoio negando-se a condenar Lutero com o herege, foi uma verdadeira vitória para aqueles que apoiavam as idéias luteranas.

Lutero morreu em 1546, aos 63 anos. Após seu casamento, ele ainda pregou seus entendimentos por mais dezesseis anos. Muitos dos que vieram a conhecer seus escritos ficaram de seu lado, dando continuidade ao processo de expansão. Os efeitos do protesto de Lutero mudaram a história do mundo dando inicio a liberdade religiosa.

Aspectos de relevância:
A tradução da Bíblia para o alemão foi uma das mais importantes contribuições de Martinho Lutero para a história. Ao tornar acessível ao povo à leitura das sagradas escrituras, Lutero quebrou o monopólio da compreensão e interpretação do documento máximo da cristandade.

O luteranismo deu origem a um movimento reformista que foi ampliado pelo surgimento de outras igrejas cristãs protestantes.

A reação da Igreja Católica ao movimento protestante foi a chamada Contra-Reforma ou Reforma Católica. Algumas dessas práticas apenas acentuaram a dificuldade dos católicos em sua relação com um mundo mais amplo e diverso como aquele da modernidade européia.

Ficha Técnica
Lutero (Luther)
País/Ano de produção: Alemanha/EUA, 2003
Duração/Gênero: 112 min., Drama
Direção de Eric Till
Roteiro de Bart Gavigan e Camille Thomasson
Elenco: Joseph Fiennes, Alfred Molina, Bruno Ganz, Peter Ustinov, Jonathan Firth, Claire Cox, Uwe Ochsenknecht, Benjamin Sadler, Mathieu Carriére.


posted by Charles

Nenhum comentário:

Postar um comentário