quinta-feira, 1 de abril de 2010

O Que é a "Procissão do Fogaréu

Procissão do Fogaréu
Por: Claudia Zelini Diello
A Procissão do Fogaréu é uma tradicional procissão católica realizada anualmente na cidade de Goiás, na quarta-feira santa.
A procissão encena a prisão de Jesus Cristo e tem início às 0:00 da quarta-feira santa, com a iluminação pública apagada e ao som de tambores, à porta da Igreja da Boa Morte, na praça principal da cidade.
Os penitentes, vestidos em indumentária especial e representando soldados romanos, seguem então para a escadaria da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, onde encontram a mesa da última ceia já dispersa.
Em seguida, avançam na direção da Igreja de São Francisco de Paula, que simboliza o Monte das Oliveiras, onde se dará a prisão de Cristo. Este é representado por um estandarte de linho pintado em duas faces, obra do artista plástico oitocentista Veiga Valle.
A Procissão do Fogaréu foi introduzida em Goiás pelo padre espanhol Perestelo de Vasconcelos, em meados do século XVIII.
A indumentária utilizada pelos penitentes caracteriza-se por uma túnica comprida e por um longo capuz cônico e pontiagudo, guardando fortes semelhanças com as vestimentas que ainda hoje são comuns nas celebrações da semana santa na Espanha.
Trata-se, com efeito, de um traje de origem medieval, o qual era costumeiramente utilizado por penitentes que assim podiam expiar seus pecados sem ter que revelar publicamente sua identidade.
Em Lorena também está sendo realizada a Procissão, mas que acontece na sexta-feira santa com início às 11h30min. Todos se vestem com trajes pretos, e no caminho há pequenas encenações dos momentos passados por Jesus Cristo. Entre as pessoas, há uma Cruz, que quando sentidos tocados podem levá-la por um trecho.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Prociss%C3%A3o_do_Fogar%C3%A9u

Nenhum comentário:

Postar um comentário