quarta-feira, 24 de março de 2010

A Madrugada que Marcou Três Passos

Na madrugada de domingo, dia 21 para segunda-feira, dia 22, pelas 2 e 15 da manha, a cidade Três Passos foi assolada por uma tempestade sem precedentes na história três-passense. A chuva em si, não foi tão forte, mas o vento, esse sim foi de uma velocidade muito grande, atingindo velocidade superior a 80 km/h. Eu estava acordado no momento do ocorrido, a impressão que dava era que iria arrancar o telhado da minha casa, tivemos sorte, pois aqui em casa não houve destelhamento, mas muitas casas e pontos comerciais da cidade não tiveram a mesma sorte. Como uma casa próxima da minha, que teve todo o telhado arrancado, deixando somente às paredes e algumas janelas, prejudicando totalmente a estrutura da casa que é de madeira, provavelmente a mesma deve ser desmanchada e construída novamente. Outro ocorrido que impressiona, é o que ocorreu com a loja Quero-Quero, que teve o teto do seu estabelecimento comercial totalmente arrasado, sendo um prejuízo estimado de meio milhão de reais.

Muitas residências, pontos comerciais e postes e arvores foram destruídos com a fúria do vento, mas felizmente nenhuma vida foi perdida, tivemos somente perdas materiais, sendo contabilizado o prejuízo do município de cerca de 50 milhões de reais, sendo este um valor estimativo. A aparência da cidade vai demorar para ser parecida com o que uma vez era, juntamente com as vidas dos habitantes de Três Passos, que mesmo os mais velhos, nunca haviam presenciado tal fato. As coisas estão mudando, o que muitas vezes parecia tão distante, esta cada vez mais perto, pois eu não imaginava algo como esse aqui em Três Passos, são sinais de um novo mundo, um mundo que já dá sinais de doença, muito dessa doença do mundo, é causada por nós, seres humanos, que não usamos de forma sustentável os recursos que nosso Planeta nos disponibiliza.

Tudo esta cada vez mais perto de nós, o que víamos somente na televisão, estamos começando a ver por nossas janelas, no fim do ano passado foi a enchente aqui na cidade, essa semana foi a tempestade com ventos espantosos, da próxima vez o que será?!

Desculpem a todos os internautas que acompanham o blog pela demora a postar uma matéria sobre o acontecido, o que me impediu foi termos ficando sem luz por um certo tempo, mas agora esta normalizado pelos menos o abastecimento de água e luz, e as escolas que não foram atingidas também tiveram suas atividades retomadas.

Obrigado a todos pela atenção.

A seguir disponibilizo algumas fotografias sobre o fato a vida de nós três-passenses, e alguns links que também tratam do assunto.

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,vendaval-deixa-34-mil-desabrigados-no-rs,528267,0.htm

http://ijuhy.com/noticia-ler.php?id=12194

http://ijuhy.com/noticia-ler.php?id=12178

http://ijuhy.com/noticia-ler.php?id=12168

http://ijuhy.com/noticia-ler.php?id=12091

http://www.difusoraceleiro.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=264:vendaval-atinge-cidades-do-rio-grande-do-sul-e-destelha-casas&catid=39:geral&Itemid=90































by Charles...

Nenhum comentário:

Postar um comentário