quarta-feira, 31 de março de 2010

O que é o Ofício de Trevas?

**Ofício das Trevas**
Por: Claudia Zelini Diello
Na quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira santa realiza-se, à tarde, os ofícios chamados das trevas.Durante o ofício das trevas cantam-se as lamentações do Profeta Jeremias sobre Jerusalém.
O Oficio das Trevas é uma celebração medieval que relembra a Paixão de Cristo. Todas as pessoas devem estar vestidas de preto, as luzes da igreja estarão apagadas e será iluminada apenas por velas
Na celebração são utilizadas matracas que contém um som seco e oco, esse som remete que Cristo está caminhando para a morte. Por não ser um momento de festa, as pessoas utilizam roupas da cor preta.
Os cantos na cerimônia são gregorianos (latim). No altar existem 15 velas que relembram os 150 salmos da Biblia que pouco a pouco são apagadas. Restará apenas uma vela acesa (Cristo) e será escondida atrás do altar.
Neste momento, o barulho das matracas irá ressoar por toda Capela, fazendo alusão que as Trevas teriam vencido a Luz. Entretanto, a vela escondida (Cristo) ressurge representando que o nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitou e venceu a morte.
Essa é uma tradição dentro da Igreja Católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário